Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Anchieta dá aula de cinema no Arte Show

Quando as luzes do salão da Comunidade Católica se apagaram, dezenas de personagens reviveram clássicos da 7ª arte e celebridades descobertas em Hollywood. Na noite desta quarta-feira, o Arte Show Anchieta promoveu um espetáculo que envolveu mais de 100 alunos do educandário, que com dança, teatro, poesia e música, deram uma aula de história do cinema para o público, que compareceu em número expressivo ao local. O show foi conduzido por um time de estrelas. Charles Chaplin, Marilyn Monroe, a Cleópatra de Elisabeth Taylor, Indiana Jones e o Drácula. O Arte Show Anchieta teve como tema “Uma noite de cinema”.
A professora Nádia da Silva, uma das organizadoras do evento, explica que o Arte Show vinha sendo preparado há meses e que todos os filmes apresentados na noite foram assistidos ou de certa forma estudados pelos alunos.
Interpretado pelo aluno Mateus Soares, Chaplin, que protagonizou clássicos do cinema mudo, repleto de caras e bocas para fazer o público rir e chorar, admitiu que o cinema mudou muito pelas tecnologias, que garantiram a revolução cinematográfica. Foi ele que anunciou o primeiro ganhador do Oscar, o “Asas”, de 1929, um filme mudo que contava a história de dois pilotos de avião militar da Primeira Guerra Mundial. Chaplin falou também de alguns filmes que se tornaram referência, como “E o vento levou”, primeiro em cores a levar a estatueta, e enfatizou a transição das obras cinematográticas para mega-produções.

 Fonte: Jornal Arauto Publicado: 11/11/2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mostra de Trabalhos da Escola Anchieta

Esta Marcado para próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, a mostra de trabalhos escolares da Escola Anchieta, que será realizada no saguão da escola.


O dia contará com palestra, com a escritora Letícia Coelho, lançamentos dos livros das Turmas do Jardim B da Educação Infantil e noite de autógrafos.






Mostra Municipal de Trabalhos de Vera Cruz

Segundo o site “A riqueza dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas de Vera Cruz não fica apenas no âmbito da sala de aula.”, Os alunos do Anchieta se destacaram com seus projetos. “A mostra teve como ponto principal a diversidade nas temáticas escolhidas, que englobaram desde acessibilidade até experiências cientificas [...]. Indo ao encontro dos trabalhos desenvolvidos nos educandários durante todo o ano letivo, o evento serviu para que os estudantes desenvolvessem habilidades nas mais diversas áreas. Conforme explica a pedagoga Luciana Rodrigues, a experiência é única e gratificante”. “Mesmo tímidos, até os menores já estão expondo seus trabalhos. Oportunidades como essa servem de caminho para o pleno desenvolvimento dos estudantes vera-cruzenses”, enfatiza.


Veja na Integra: 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

11 Dicas para o Sucesso

11 Dicas para o Sucesso As 11 regras a seguir são atribuídas a Bill Gates. Contam que Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. Veja completo neste link: http://anchietaveracruz.blogspot.com/p/portal.html

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Informática: o futuro tecnológico ampliando horizontes

Houve época em que era necessário justificar a utilização da informática na escola, hoje, já existe consciência de que é uma necessidade. A informática trata das ciências da informação, entre elas, a computação, a teoria da informação e o processo de cálculo, o que a torna de caráter interdisciplinar. Na disciplina de informática, incluído no currículo da educação infantil ao 5ª ano, os alunos são levados a buscar conhecimento tecnológico, desenvolver raciocínio, trabalho em equipe e iniciação à robótica.

Em 2011, a Escola Anchieta promoveu uma reforma tecnológica, ampliando sua sala de informática. O laboratório possui máquinas novas e atualizadas, monitores com iluminação a LED de 19’’ e com softwares de última linha. Além disso, a sala dispõe de projetor fixo e lousa eletrônica interativa de 78’’, proporcionando uma experiência fantástica e inovadora na educação. Fora isso, ainda está disponível data show e notebook, para os professores usarem conteúdo multimídia em aula sem sair de sua sala.

Investimos pesado também em software. A aquisição de sistemas operacionais de última geração possibilita o uso de softwares educacionais mais variados. Todos os computadores possuem instalados softwares de edição de vídeo, desenho tridimensional, pacote Office e Open Office Kids 4, LEGO Digital Designer, conversor de arquivos, e muitos outros, incluindo o Mundo da Criança, software disponibilizado exclusivo para usuários do Portal Positivo, voltado para educação infantil.

Implantado também o Portal Educacional e a Home Page da escola (www.anchietaveracruz.com.br), onde os alunos têm acesso a conteúdos específicos e selecionados para cada nível de ensino e o webmail institucional, para alunos, pais e educadores da escola. Os pais também têm acesso, e podem acompanhar através dele o desempenho de seus filhos de casa. O laboratório conta com monitoria e está aberto e disponível em turno inverso para os alunos realizarem trabalhos extraclasse.

Michel Girotto Brum – Professor de Informática

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ONU declara internet como um direito humano

Segundo a organização, nenhum Estado tem o direito de bloquear por total o acesso à internet.

A Organiazação das Nações Unidas (ONU) publicou o Relatório do Special Rapporteur sobre a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão na última sexta-feira, afirmando que desconectar as pessoas da internet é um crime e uma violação dos direitos humanos.

O relatório foi produzido pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e o siteMashable afirma que foi motivado por novas leis aprovadas na França e na Inglaterra que excluem da internet infratores de direitos autorais. O relatório explica que alguns países já bloqueiam conteúdos específicos da internet para seus cidadãos e, em alguns casos, infratores foram excluídos totalmente do acesso à rede.

A ONU acredita que, seja qual for o crime cometido pela pessoa – mesmo que de violação de direitos autorais ou intelectuais – todo ser humano tem o direito de continuar com acesso a informação e, consequentemente, à internet. Violar este direito, segundo a organização, é violar o Artigo 19, parágrafo 3, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (goo.gl/F61aV), de 1966. De acordo com o Artigo, todo cidadão possui direito à liberdade de expressão e de acesso à informação por qualquer tipo de veículo. O parágrafo 3 leva em consideração que pessoas que tiverem transgredido algum tipo de lei envolvendo meios de comunicação, podem sofrer restrições específicas e não totais, e apenas se as transgressões puserem em risco os direitos e reputações de outros ou a segurança nacional.

http://www.brasilescola.com/upload/e/onu(3).jpg

Além disso, o relatório ainda destaca que nenhum Estado pode interromper o acesso à internet nem mesmo em situações de crises políticas, sejam internas ou externas. A ONU ainda pede aos países que revejam suas leis contra pessoas que tiverem cometidos violações de direitos autorais ou intelectuais e as punições adotadas, para que elas não contrariem estas diretrizes.

O site da revista Wired destaca que este relatório veio a público no mesmo dia em que uma empresa de monitoramento da internet identificou que dois terços do acesso à rede na Síria está bloqueado.


Fonte: http://softwarelivre.org/portal/comunidade/onu-declara-internet-como-um-direito-humano

Mais uma Fase de uma Nova Fase

Para quem estuda na Escola de Ensino Médio Anchieta, em Vera Cruz, este ano esta passando por uma reviravolta das graúdas. Nunca a escola mudou tanto em tão pouco tempo. Até dezembro de 2010, os alunos tinham aulas de informática em um laboratório com meia dúzia (literalmente, ou menos), de computadores, defasados, e com infra-estrutura para lá de precária.



Para aqueles alunos que voltaram de férias este ano, encararão uma realidade para lá de diferente. Uma sala nova, com o dobro de espaço, novas mesas, novos computadores, novos softwares.



Seis computadores reformados, com Windows XP Professional, oito computadores novos, processadores Intel Core I3, 4 GB de RAM, Windows 7 Home Premium 32bits. Além de dos computadores, uma lousa eletrônica Phomethean, 78", conectado a uma máquina também rodando Windows 7 Home Premium, possibilitando uma experiência inédita na educação.

Para complementar, a escola implantou também o portal educacional.